5 curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

Postado em 22/11/2018

O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving Day é um feriado muito celebrado nos EUA. Comemorada toda 4ª quinta-feira do mês de novembro, essa data expressa a gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse dia tão popular para os americanos, confira algumas curiosidades que separamos aqui no blog.

 

1. Cardápio

O peru é o prato principal do jantar do Dia de Ação de Graça. Isso porque, na época dos peregrinos europeus, no século 17, ele alimentava muito mais gente do que um frango ou um pato. Para completar o menu, também são servidos pães, purê de batatas, batata-doce, torta de abóbora, maçã ou nozes, além de molho de cranberry.

 

2. Desfiles

Grandes desfiles acontecem por todo o país nesse feriado. Geralmente eles são inspirados no estilo de vida dos peregrinos e as pessoas se vestem como os primeiros colonos dos EUA. Um dos mais tradicionais é o Macy’s Thanksgiving Day Parade, em Nova York, que chega a atrair mais de 3 milhões de pessoas.

 

3. Futebol Americano

Outra curiosidade muito comum no Dia de Ação de Graças é assistir a um jogo de futebol americano na TV logo após a refeição. Esse costume começou entre os anos 1920 e 1930, quando o esporte ganhou popularidade nos EUA, sendo que os times Detroit Lions e Dallas Cowboys sempre jogam nessa data.

 

4. Celebração em Família

A comemoração do Dia de Ação de Graças é bastante centrada na família e no lar. Estima-se que mais de 45 milhões de americanos viajam todos os anos para passar o feriado com seus familiares. Essa data é tão importante para os EUA quanto o Natal é para o restante do mundo.

 

5. Black Friday

A Black Friday sempre acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. E tem sua razão: é tradição que as compras de Natal não comecem antes do Thanksgiving Day. Por isso, o primeiro dia após o feriado, ou seja, sexta-feira, é marcado pela Black Friday, ação promocional criada pelos varejistas americanos para dar início às vendas natalinas.

 

O Dia de Ação de Graças também é feriado no Canadá, sendo celebrado na 2a segunda-feira de outubro. No Brasil, a data foi instituída, em 1949, pelo presidente Gaspar Dutra, que estabeleceu o mesmo dia dos EUA, mas nem todos comemoram aqui no país, ficando a cargo de algumas igrejas protestantes e famílias de origem norte-americana.

 

Enfim, um Happy Thanksgiving para todos nós!