Receitas de Mãe: 5 sobremesas fáceis e rápidas para você fazer no domingo

Postado em 10/05/2018

Receitas de mãe são sempre as mais deliciosas, pois têm aquele gostinho de infância que a gente nunca esquece. Para comemorar o Dia das Mães, separamos cinco sobremesas simples e gostosas que sua mãe, provavelmente, fazia e que você mesmo pode preparar para esse domingo.

 

Bolo de chocolate

Ingredientes:
– 3 ovos
– 1 xícara de água quente
– 1 xícara de óleo
– 1 xícara de açúcar
– 3 xícaras de farinha de trigo
– ½ xícara de chocolate em pó ou achocolatado
– 2 colheres de fermento
Cobertura:
– 1 caixinha de creme de leite
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 4 colheres de achocolatado
– 1 colher de sopa de nata
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180o e reserve a farinha de trigo em uma vasilha. No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar e o achocolatado. Adicione a água quente e bata mais um pouco. Despeja a mistura sobre a farinha e vá incorporando a massa aos poucos. Quando estiver bem misturada, acrescente o fermento. Coloque a massa em uma forma e leve ao forno por 40 minutos.
Para a cobertura, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio mexendo até borbulhar. Em seguida, acrescente o creme de leite, sempre mexendo, até formar um creme não muito mole. Desligue o fogo e deixe esfriar para cobrir o bolo.

 

Pudim de Leite

Ingredientes:
– 6 colheres de açúcar
– 3 ovos
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de leite (use a de leite condensado)
Modo de Fazer:
Caramelize uma forma de cone central (20cm de diâmetro) com o açúcar em fogo médio, espalhando por todo o interior e reserve. No liquidificador, bata os ovos até espumar. Acrescente o leite, o leite condensado e bata bem por aproximadamente 1 minuto. Deixe em repouso por 15 minutos (para a espuma assentar) e despeje na forma sem deixar a espuma cair. Leve ao banho-maria no fogão ou no forno por cerca de 1 hora ou até firmar. Deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 2 horas antes de desenformar.

 

Pavê de morango

Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado
– 2 latas de leite
– 3 gemas
– 2 colheres de sopa rasas de maisena
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1 pacote de biscoito champanhe
– 1 caixa de morango
– Guaraná
Cobertura:
– 3 claras em neve
– 1 lata de creme de leite
– 3 colheres de sopa de açúcar
– 1 caixa de morango
Modo de Fazer:
Misture o leite condensado, o leite, as gemas, a maisena, a essência de baunilha e leve ao fogo para engrossar. Reserve até esfriar. Depois de frio, acrescente os morangos em pedaços e despeje o creme em uma tigela. Em seguida, molhe os biscoitos no guaraná rapidamente, sem encharcar, e coloque sobre o creme.
Para a cobertura, bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Retire da batedeira e coloque o creme de leite sem soro, mexendo devagar. Coloque sobre os biscoitos, decore com morangos e leve à geladeira.

 

Torta de limão

Ingredientes:
Massa
– 3/4 do tablete de manteiga (200g)
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 gema
– 1 pitada de sal
– 1 ½ colher de sopa de açúcar
Recheio
–  2 latas de leite condensado
– 100 ml suco de limão fresco
– 1 lata de creme de leite sem soro
– Raspas de limão
Cobertura
– 3 claras
– 6 colheres de sopa de açúcar
– Raspas de limão
Modo de fazer:
Massa: Coloque, em uma tigela, a farinha de trigo com a manteiga, a gema, o sal e o açúcar. Misture bem com a mão até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira coberta por filme plástico. Abra a massa em uma forma de fundo removível. Tente deixar com aproximadamente 1 cm de grossura. Fure a massa com o garfo e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos até dourar.
Recheio: Misture todos os ingredientes.
Cobertura: Bata as claras em neve. Assim que ficarem areadas, acrescente o açúcar pouco a pouco e finalize com as raspas de limão.
Para montar, adicione o recheio na massa e, em seguida, a cobertura. Sirva gelada.

 

 

Arroz Doce

Ingredientes:
– 2 xícaras de arroz
– 10 xícaras de água
– 1 litro de leite
– 1 lata de leite condensado
– Açúcar e canela a gosto
Modo de fazer:
Cozinhe, em fogo baixo, o arroz nas 10 xícaras de água, até ficar mole. Acrescente um litro de leite e mexa bem. Deixe ferver durante cinco minutos. Acrescente o leite condensado, mexendo sempre. Se não estiver doce o suficiente, acrescente mais leite condensado ou de quatro a seis colheres de açúcar. Deixe reduzir até ficar um caldo grosso. Depois de reduzido, coloque em porções individuais ou em uma travessa. Polvilhe com canela em pó. Sirva quente ou frio.

 

Então, que tal surpreender sua mãe com uma receita que ela adorava fazer pra você? 😍