Receitas com flores comestíveis para receber a Primavera

Postado em 10/09/2018

O mês de Setembro chega trazendo cheirinho de Primavera, não é mesmo? Que tal levar esse clima para a culinária e receber a nova estação com receitas que utilizam flores comestíveis? Além de saborosas, elas alegram e dão um colorido especial aos pratos. Confira.

 

Salada com salmão selado

Ingredientes:
– Salmão
– Rúcula
– Tomate cereja
– Azeite, vinagre balsâmico e mel
– Sal e pimenta a gosto
– Flores comestíveis
Modo de preparo:
Em uma frigideira quente, coloque um fio de azeite e sele o salmão, deixando alguns segundos de cada lado. Em seguida, misture o salmão, a rúcula, o tomate cereja e tempere com sal e pimenta. Faça um molho, misturando uma colher (sopa) de mel, 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico e 6 colheres (sopa) de azeite e uma pitada de sal. Despeje o molho na salada e finalize com as flores comestíveis.

 

Picolé de Flores

Ingredientes:
– 4 xícaras de água
– 1 colher de sopa de xarope de flores (o mais indicado é o de sabugueiro pelo sabor e aroma, encontrado em casas de produtos naturais ou importados)
– Flores comestíveis
Modo de preparo:
Em uma forminha de picolé, coloque as pétalas das flores comestíveis. Misture, em uma jarra, a água com o xarope, despeje delicadamente sobre as flores e leve para o congelador. Desenforme com cuidado e sirva. Você também pode substituir a água e o xarope por suco de frutas, água de coco ou espumante.

 

Sangria

Ingredientes
– 1 taça de vinho branco ou tinto
– 1 taça de soda
– ½ abacaxi cortado em cubos
– 100g de morangos cortados em cubos
– ½ maçã cortada em cubos
– Hortelã
– Flores comestíveis
– Gelo
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma jarra e acrescente o gelo, a hortelã e as flores comestíveis a gosto.

 

Gelatina Espelhada

Ingredientes:
Creme
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de creme de leite
– ¾ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
– 1 caixa de gelatina em pó incolor
Cobertura
– 1 caixa de gelatina em pó incolor
– 1 xícara (chá) de flores comestíveis e frutas de sua preferência
Modo de Preparo:
Coloque as frutas e as flores no fundo de uma forma de pudim ou manjar, arrumando-as do jeito que você achar bonito. Prepare uma das caixas de gelatina com 400ml de água. Despeje sobre as frutas e as flores e coloque para gelar até que fique consistente.
Enquanto isso, dissolva a outra caixa de gelatina com 250ml de água quente e coloque no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá concentrado.
Quando a primeira gelatina estiver consistente, despeje o creme do liquidificador sobre ela e deixe gelar por 3 horas. Para desenformar, aqueça um pouco a forma e vire em um prato bonito.

 

Dica:

As flores mais indicadas para se usar na culinária são amor-perfeito, capuchinha, calêndula, cravo, dente-de-leão e hibisco.

Então, partiu receber a estação mais colorida do ano? 🌻