5 receitas deliciosas para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer

Postado em 28/05/2019

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Hambúrguer. E isso já é um bom motivo para reunir os amigos e preparar uma das comidas mais amadas do mundo. Confira cinco receitas práticas e deliciosas que você mesmo pode fazer em casa.

 

1. Hambúrguer de Salmão

Ingredientes:
– 250g de salmão
– 1 xícara (chá) de farinha de aveia
– 1 dente de alho amassado
– Salsinha picada
– Suco de ½ Limão
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
Corte o salmão em pedaços, coloque em um processador ou no liquidificador e bata até ficar bem triturado. Coloque em um bowl e incorpore os temperos até formar uma mistura homogênea. Adicione a farinha aos poucos, sempre mexendo. Modele no tamanho que preferir e coloque no congelador por, pelo menos, 15 minutos. Frite o hambúrguer na manteiga, dourando os dois lados. Sirva com pão, alface, tomate, cebola roxa e maionese.

 

2. Hambúrguer de Beterraba

Ingredientes:
– 500g de frango moído
– 1 beterraba cozida e ralada
– 1 cebola pequena ralada
– 1 dente de alho amassado
– 1 colher (sopa) de aveia em flocos
– Ervas, pimenta-do-reino e sal a gosto
Modo de fazer:
Cozinhe a beterraba em uma panela com água fervente. Quando estiver cozida, escorra, espere esfriar e rale. Em uma tigela adicione todos os ingredientes e temperos e misture bem. Molde os hambúrgueres com as mãos e coloque em uma assadeira untada ou antiaderente. Leve ao forno médio, pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar. Sirva com pão integral, folhas verdes e queijo cheddar.

 

3. Hambúrguer com Cogumelos

Ingredientes:
– 300g de carne moída
– ½ cebola bem picada
– 150g de cogumelos frescos
– 1 colher (sobremesa) de shoyo
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
Misture a carne com a cebola e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Deixe a carne descansar por 15 minutos. Enquanto isso, fatie os cogumelos. Modele os hambúrgueres e frite-os em uma frigideira por, pelo menos, 3 minutos de cada lado. Reserve-os. Na mesma frigideira coloque os cogumelos e o shoyo e refogue bem até que fiquem cozidos. Sirva com alface, queijo gruyère e pão com gergelim.

 

4. Hambúrguer Vegano de Batata-doce

Ingredientes:
– 1 batata-doce cozida e amassada
– ½ xícara (chá) de quinoa em flocos
– ½ xícara (chá) de cebolinha e salsinha picadas
– ½ cebola picada
– 1 colher (sopa) de pimentão picado
– Sal a gosto
Modo de fazer:
Refogue a cebola, o pimentão e o sal por dois minutos. Junte a batata-doce amassada, a salsinha e a cebolinha. Acrescente a quinoa e misture bem. Com a mão, modele os hambúrgueres. Aqueça uma frigideira antiaderente e frite os hambúrgueres por 2 minutos de cada lado.
Sirva com pão, maionese de leite de soja, agrião e abacate ou guacamole.

 

5. Hambúrguer Americano

Ingredientes:
– 500g de carne (acém ou fraldinha)
– 3 colheres (sopa) de farinha de rosca
– 1 cebola branca
– 1 ovo (opcional)
– 1 colher (chá) de pasta de alho
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
Corte a carne e a cebola em pedaços e coloque em um liquidificador ou processador juntamente com a pasta de alho, o sal e a pimenta. Acrescente a farinha de rosca e misture bem. Se ficar muito seco, acrescente o ovo. Modele os hambúrgueres e deixe de 10 a 15 minutos na geladeira. Frite em fogo médio até que fiquem dourados por fora e cozidos por dentro. Sirva com pão, queijo, bacon, tomate e alface.

 

Partiu celebrar?! 🍔😋