Dia da Criança: 5 receitas para fazer com os pequenos

Postado em 11/10/2019

Que tal levar a criançada para a cozinha e preparar um divertido lanche para esse sábado? O Dia da Criança pede uma programação diferente e deliciosa como essa. Confira 5 receitas práticas e saborosas que separamos para fazer com os pequenos.

 

1. Milk Shake de Unicórnio

Ingredientes:
–      6 bolas de sorvete de sua preferência
–      1 xícara de leite integral
–      Corante comestível azul ou rosa (opcional)
–      Confeitos coloridos
–      Chantilly a gosto
–      Casquinha de sorvete
Modo de fazer:
Bata no liquidificador o sorvete, o leite, o corante e coloque nos copos. Decore com o chantilly e os confeitos coloridos. Finalize com a casquinha de sorvete.

 

2. Donuts de Oreo

Ingredientes:
–      530g de farinha de trigo
–      ½ xícara de açúcar
–      1 colher (chá) de fermento biológico seco
–      Pitada de sal
–      1 ovo
–      ½ xícara de água
–      ½ xícara de leite
–      1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
–      100g de manteiga à temperatura ambiente
–      90g de biscoitos Oreo (separar a bolacha do recheio)
–      1 ½ de açúcar de confeiteiro
–      ½ xícara de biscoito Oreo picado sem o recheio para a cobertura
Modo de fazer:
Triture 90g de biscoito Oreo sem o recheio em um mixer até ficar uma farofa fina e misture com os ingredientes secos: farinha, açúcar, fermento e sal. Em outro recipiente, misture a água, o leite, o ovo e a essência de baunilha. Adicione a mistura seca, aos poucos, à mistura líquida, misturando sempre até formar uma massa lisa. Coloque a manteiga e misture com as mãos. Deixe descansar por 30min. Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até ela ficar com uns 5mm de espessura. Corte a massa em círculos de 12cm e um círculo pequeno de 2cm no meio de cada um dos grandes. Deixe descansar por mais 20 minutos. Em fogo médio, frite os donuts até ficarem dourados e escorra em papel toalha.
Para fazer a cobertura, coloque o recheio dos biscoitos em uma panela com 2 colheres de leite e leve ao fogo. Quando começar a derreter, acrescente o açúcar de confeiteiro. Misture até ficar um creme homogêneo tipo ganache. Mergulhe cada donut na cobertura e decore com o Oreo picado. Rende aproximadamente 12 donuts.

 

3Mini Cachorro-Quente de Forno

Ingredientes:
–      10 mini salsichas
–      10 massas para pastel
–      1 gema de ovo
Modo de fazer:
Dobre 2 lados da massa para pastel formando um retângulo, coloque a mini salsicha e enrole a massa. Repita o processo em todos. Acomode em uma forma de alumínio, pincele a gema de ovo sobre os cachorros-quentes e leve ao forno pré-aquecido em 200º por aproximadamente 20 minutos. Sirva com mostarda e catchup.

 

4. Tapioca de M&Ms

Ingredientes:
–      1 xícara de goma de tapioca
–      ½ xícara de M&Ms
–      2 colheres (sopa) de chocolate amargo derretido
–      2 colheres de creme de leite
Modo de fazer:
Espalhe a goma de tapioca peneirada na frigideira em fogo baixo. Quanto mais espalhar, mais fina vai ficar a massa. Quando começar a desgrudar, vire para dourar do outro lado. Misture o chocolate derretido ao creme de leite. Coloque a mistura e os M&Ms na massa e feche em semicírculo.
Dica: Você substituir a mistura de chocolate por brigadeiro.

 

5. Hambúrguer de Porquinho

Ingredientes:
–      ½ cebola picada
–      1 dente de alho picado
–      2 colheres (sopa) de azeite de oliva
–      500g de carne bovina moída
–      10 mini pães de hambúrguer
–      200g de queijo prato
–      4 unidades de salsicha ou fatias grossas de mortadela
–      3 colheres (sopa) de maionese
–      3 colheres (de sopa) de catchup
–      Azeitonas pretas
–      Sal a gosto
Modo de fazer:
Em uma frigideira, doure a cebola e o alho em 1 colher de azeite. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente a carne moída e tempere com sal. Molde os mini hambúrgueres e frite-os na outra colher de azeite. Reserve. Corte os pães ao meio, coloque um hambúrguer, uma fatia de queijo, maionese e catchup. Faça o nariz e as orelhas do porquinho com rodelas de salsicha ou com pedaços de mortadela. Use um palito de dente para fixá-los no pão. Faça os olhos com as azeitonas cortadas.

 

Agora é só chamar a criançada para a diversão na cozinha. Lembre-se de ter sempre a supervisão de um adulto no preparo das receitas. 😉